Município criado pela Companhia Melhoramentos norte do Paraná, Jandaia do Sul foi uma das últimas realizações daquela organização imobiliária, teve como primeiros habitantes tropeiros que caminhavam suas tropas de gado a caminho de Sorocaba e também São José do Rio Preto. Jandaia do Sul, historicamente, expandiu sua malha urbana a partir de um espigão central de onde irradia uma rede de drenagem radial. O Patrimonio aberto em 1942, tornou-se desde logo um centro de convergências de agricultores vindos de todas as regiões do País atraídos pelas belas perspectivas oferecidas pelo solo seco e pelo cultivo do café. Criado através da Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, foi instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado de Apucarana. Jandaia do Sul foi e continua sendo um importante centro regional, principalmente para a região do Vale do Ivaí.Apesar de pequena, exerce influência sobre cidades menores que estão naquela região, como Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí, principalmente pelo seu comércio.O nome jandaia, vem de um pássaro existente na região.
O município de Jandaia do Sul localiza-se na região Centro-Norte do Estado do Paraná, tendo como municípios limítrofes, ao Norte Mandaguari, a Leste Cambira, ao Sul Bom Sucesso e Marumbi e a Oeste Mandaguari e Bom Sucesso. A cidade de Jandaia do Sul está situada a cerca de 390 km da capital, e é conhecida como cidade simpatia.
O município conta com uma população total de 20.269 habitantes, distribuídos em 18.331 na área urbana (90,44%), e apenas 1.938 na área rural (9,56%) (IBGE, 2010). Sua área territorial é de 187,6 km², sendo 16,36 km² (8,72%) ocupado pela cidade, núcleo urbano. Quanto ao seu processo de urbanização o mesmo é recente, ou seja, se intensificou nas
0 comentários:
Postar um comentário