A criação do município de São José dos Pinhais se deu através da Leinº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, na qual definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais, sendo que o estabelecimento político, com a instalação da Câmara dos Vereadores ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.
São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião Metropolitana de Curitiba e a população vem aumentando muito em pouco tempo. A população apurada pelos Recenseamentos do IBGE foram de 169.035 habitantes em 1996 , de 204.316 habitantes no ano 2000 e de 264.210 habitantes em 2010. Para o ano de 2014 a população estimada pelo IBGE é de 292.934 habitantes.
Foi na cidade que o ex-presidente da república, Nereu Ramos, morreu em um acidente aéreo, na Colônia Murici. É também a cidade onde nasceu Ana Paula Caldeira, o primeiro bebê-de-proveta do Brasil.
É o terceiro polo automotivo do Brasil, abrigando montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. É, também, sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado
De origem religiosa e geográfica. Homenageia ao santo padroeiro,São José, e aos extensos pinheirais que cobriam o território municipal. O termo José é de origem hebraica "Yosef", significando "Que Deus multiplique". Mais tarde foi latinizado e aos poucos ficou "Joseph". São José era carpinteiro em Nazaré e desempenhou papel de pai de Jesus. É padroeiro de todos os que trabalham a madeira.
0 comentários:
Postar um comentário