Francisco Beltrão-pr

Resultado de imagem para francisco beltrão pr
Francisco Beltrão é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Paraná
Segundo estimativas do IBGE em julho de 2014 possui uma população de 85.486 habitantes, sendo o maior município e também a maior cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense. Foi oficialmente fundado em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado do município de Clevelândia. Nesta época sua área estendia-se, a partir do norte, desde o Rio Iguaçu até a divisa com Santa Catarina, ao sul. Após seguidos desmembramentos na década de 1960, o município foi consolidado com uma área de 735 km². Sua economia é importante para a região por concentrar diversos tipos de serviços bancários, educacionais e médicos além de um amplo número de estabelecimentos comerciais. No âmbito estadual sua indústria se destaca pela produção agroindustrial, têxtil e moveleira.


Francisco Beltrão está localizado no centro da Mesorregião do Sudoeste do Paraná, que conta com aproximadamente 600 mil habitantes, pouco menos que 5% da população total do estado. É um dos poucos municípios do Sudoeste que tem mantido taxas positivas de crescimento demográfico ao longo das últimas duas décadas. De acordo com a estimativa do IBGE, contava com 85.486 habitantes em julho de 2014, dos quais cerca de 70 mil vivendo na sua área urbana. Concentra boa parcela dos serviços públicos, médicos-hospitalares,educacionais, comerciais e industriais da região.


Nos últimos anos o município recebeu investimentos importantes que tem impulsionado seu desenvolvimento, tanto demográfico quanto econômico: Um Hospital Regional de grande porte, com 120 leitos e outro especializado em Oncologia de médio porte; a instalação de uma Casa de Detenção Estadual, a instalação da Universidade Paranaense, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), bem como da UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná e da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo CESUL - Centro Sul americano de Ensino Superior.

0 comentários:

Postar um comentário