A história do município de Pontal do Paraná começou quando houve os primeiros fluxos no século XVII. O objetivo dos primeiros fluxos era de colonizar o território do atual Estado do Paraná. Trata-se de um município geograficamente próximo a Paranaguá, tanto por terra como por mar. Isso permitiu que os fatos políticos e administrativos do município mais antigo do Paraná tivessem influência na vida pública da comunidade pontalense.
As praias de Pontal sempre receberam muitos visitantes vindos do interior do Paraná e da capital, Curitiba. Pontal do Paraná também é objeto de conhecimento por ser o lugar de onde vem os barcos que levam uma grande leva de turistas às ilhas próximas. Entre as ilhas, merece destaque a Ilha do Mel. Esta ilha costeira recebe muitos visitantes de todos os lugares.
Através da primeira eleição municipal, em 1997, foram eleitos o primeiro prefeito do município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e seu vice, José Antônio da Silva. Foram desenvolvidos diversos trabalhos, merecendo destaque ao trabalho do legislativo com a criação da Lei Orgânica do Município, em 19 de dezembro de 1997 que é a nova constituição que rege o novo Município. Em 1 de outubro de 2000, o então vice-prefeito, o senhor José Antônio da Silva, foi eleito prefeito de Pontal do Paraná, tomando posse ao seu mandato em 1 de janeiro de 2001. Já nas eleições de outubro de 2004, foi eleito prefeito, o senhor Rudisney Gimenes, tendo como vice o senhor Izair Marcelino da Veiga, popularmente conhecido como Lico tomando posse em 1 de janeiro de 2005. Reelegendo-se nas eleições de outubro de 2008. Em 2013 quem passa então a governar o município é o senhor Edgar Rossi, pelo PHS, em oposição ao Gimenes e seu candidato Marcos Casquinha.
0 comentários:
Postar um comentário